Sabia que a regularização tributária traz várias oportunidades de geração de caixa para a sua empresa?
É muito provável que você esteja pagando impostos a maior ou indevidamente e nem sabia disso, principalmente na área previdenciária.
Por isso, existem empresas especializadas e tecnologias que ajudam no processo de revisão dos tributos e identificam se você tem créditos a recuperar.
Nos próximos tópicos, você vai conhecer o método exclusivo de regularização tributária da AG Capital e entender como funciona esse serviço.
Leia com atenção e entenda por que vale a pena revisar suas declarações.
O que é regularização tributária
Regularização tributária é um processo de análise e correção de divergências em declarações e pagamentos de tributos, seguindo as normas da Receita Federal.
Muitos empresários acreditam que “regularização” se trata apenas da liquidação de débitos em aberto, mas também é uma grande oportunidade de recuperar créditos para a empresa.
Isso porque temos um dos sistemas tributários mais complexos do mundo, e não é raro que as empresas paguem impostos e contribuições a maior ou indevidamente.
Para você ter uma ideia, foram editadas quase 420 mil normas tributárias desde a Constituição Federal de 1988, segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) publicados em 2020 na Folha.
Para conhecer todo o sistema tributário nacional, seria necessário ler 327 mil artigos em “juridiquês”, e cada empresa deve seguir cerca de 4.377 normas para estar em conformidade com o Fisco.
Então, não é à toa que as empresas têm dificuldade em seguir as regras fiscais e acabam pagando mais do que deveriam em tributos.
Felizmente, existe o processo de regularização tributária, que permite solicitar a compensação e restituição de impostos à Receita, desde que existam créditos nas declarações da empresa.
Regularização tributária no setor previdenciário
O setor previdenciário é um dos mais críticos para a regularização tributária — e também um dos que mais apresenta divergências nas análises.
Qualquer erro no recolhimento de contribuições previdenciárias pode onerar seu negócio de forma significativa e impactar seu caixa.
Os problemas mais comuns na área são débitos previdenciários, autuações fiscais, problemas com a Certidão Negativa de Débitos (CND), aumento da carga tributária e riscos trabalhistas, além do próprio risco de não estar em compliance com o Fisco.
Para identificar possíveis valores pagos a maior e créditos passíveis de compensação, é preciso fazer uma análise completa da sua folha de pagamento e declarações dos últimos 5 anos (prazo prescricional).
Com essa estratégia, sua empresa consegue gerar caixa a partir da compensação ou restituição de créditos e melhorar a saúde financeira.
Dessa forma, a regularização tributária permite corrigir erros que custam muito caro aos negócios — e são causados pela própria complexidade e burocracia do sistema.
Método De Ponto a Ponto: a fórmula da regularização tributária
Agora que você está por dentro da regularização tributária, fica mais fácil entender como a AG Capital regulariza suas declarações, promove o mapeamento de oportunidades e a consequente recuperação de créditos previdenciários.
Nós somos especialistas nessa área tão específica e desafiadora que é a tributação previdenciária sobre a folha de pagamento.
Para ajudar nossos clientes a identificar oportunidades e regularizar sua situação, utilizamos um método exclusivo chamado “De Ponto a Ponto”.
Confira o passo a passo e entenda como funciona o processo:
1. NDA e documentação inicial
Assim que o cliente chega até a AG Capital, o primeiro passo é o envio de uma documentação preliminar para uma análise inicial.
Para garantir a confidencialidade do processo e a proteção das informações do seu negócio, assinamos um NDA (Non Disclosure Agreement, ou acordo de não divulgação).
Com poucos documentos, já conseguimos analisar as declarações dos últimos 5 anos e verificar se há crédito a recuperar e questões a serem trabalhadas na folha de pagamento.
E claro: não cobramos nada nessa primeira etapa, e entregamos os resultados da análise o mais rápido possível.
2. RTI (Relatório Técnico Inicial)
Após a análise da documentação preliminar, nossa equipe de analistas tributários experientes elabora um Relatório Técnico Inicial (RTI).
Esse documento será apresentado a você com todas as oportunidades e divergências encontradas (incluindo créditos e débitos).
Já adiantamos que é muito mais comum a existência de créditos a recuperar, caso você tenha receio.
3. Assinatura de contrato e início do trabalho
Se você gostar do que viu no RTI, a próxima etapa é assinar o contrato com a AG Capital e enviar o restante da documentação necessária.
A partir desse momento, a equipe começa a trabalhar na revisão completa de tudo que está divergente e incorreto nas suas declarações.
Devido ao contexto de pandemia, essa análise está sendo feita de forma 100% remota, mas em condições normais pode ser realizada na sua empresa.
4. Apresentação de resultados e apuração final
Após a análise, fazemos a apuração final e apresentamos os resultados, mostrando os valores que a empresa tem a recuperar e liquidar.
Lembrando que você irá receber relatórios periódicos durante todo o processo, para aumentar a transparência da relação.
5. Regularização junto à Receita Federal
Se você aprovar a análise da AG Capital, partimos para a parte operacional.
Basicamente, vamos fazer a regularização na Receita Federal para elevar compliance e entregar fluxo de caixa no aproveitamento das oportunidades mapeadas.
Vale ressaltar que já tivemos mais de 2.500 casos em compensações previdenciárias bem-sucedidas.
6. Validação de cronograma de regularização
Na próxima etapa, você deverá validar o cronograma de regularização e escolher como deseja recuperar os créditos previdenciários.
Por exemplo, é possível dividir o crédito em 10 vezes nos recolhimentos do eSocial ou receber tudo de uma vez só — dependendo do valor da sua guia de INSS mensal.
7. Acompanhamento e compensações
Com o cronograma validado, a AG Capital acompanha de perto toda a recuperação de créditos ou regularização de débitos por meio de compensações na DCTFWeb e/ou solicitações de PER/DCOMP.
Em respeito aos clientes, o pagamento pelos serviços é realizado somente na compensação de créditos na modalidade “success fee”, em que a empresa ganha uma porcentagem do valor recuperado.
O papel da tecnologia na regularização tributária
O segredo da eficiência e agilidade do Método Ponto a Ponto está na tecnologia.
Na AG Capital, nós utilizamos o software ATHENATM para automatizar a leitura da documentação e a identificação dos valores pagos a maior, tornando o processo muito mais rápido e preciso.
Com recursos de inteligência artificial, conseguimos agilizar todo o trabalho de regularização tributária e poupar tempo do seu Departamento Pessoal.
Assim, você só precisa enviar os documentos e deixar o resto com nossos algoritmos e profissionais qualificados.
Como garantir a segurança na regularização tributária
Segurança é uma preocupação central na regularização tributária, tanto do ponto de vista da proteção de dados quanto do compliance.
Por isso, nosso Método De Ponto a Ponto é 100% fundamentado pelas normas da Receita Federal e garantimos a conformidade com as diretrizes da LGPD durante todo o processo.
Além disso, concedemos uma garantia válida por 5 anos a partir da compensação dos créditos caso aconteça qualquer erro, omissão ou indagação da Receita. Contando ainda com seguro da AON e Berkley.
Essa proteção garante que você não terá qualquer problema com o Fisco e continuará com sua CND intacta, além de assegurar o compliance previdenciário.
E agora, se sente mais seguro para fazer sua regularização tributária?Então, fale com a gente para começar seu processo de revisão tributária o quanto antes e fazer valer seus direitos.