fbpx

Precisando de regularização tributária? Temos o método e a tecnologia ideal

Sabia que a regularização tributária traz várias oportunidades de geração de caixa para a sua empresa?

É muito provável que você esteja pagando impostos a maior ou indevidamente e nem sabia disso, principalmente na área previdenciária.

Por isso, existem empresas especializadas e tecnologias que ajudam no processo de revisão dos tributos e identificam se você tem créditos a recuperar.

Nos próximos tópicos, você vai conhecer o método exclusivo de regularização tributária da AG Capital e entender como funciona esse serviço.

Leia com atenção e entenda por que vale a pena revisar suas declarações. 

O que é regularização tributária

Regularização tributária é um processo de análise e correção de divergências em declarações e pagamentos de tributos, seguindo as normas da Receita Federal.

Muitos empresários acreditam que “regularização” se trata apenas da liquidação de débitos em aberto, mas também é uma grande oportunidade de recuperar créditos para a empresa.

Isso porque temos um dos sistemas tributários mais complexos do mundo, e não é raro que as empresas paguem impostos e contribuições a maior ou indevidamente

Para você ter uma ideia, foram editadas quase 420 mil normas tributárias desde a Constituição Federal de 1988, segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) publicados em 2020 na Folha. 

Para conhecer todo o sistema tributário nacional, seria necessário ler 327 mil artigos em “juridiquês”, e cada empresa deve seguir cerca de 4.377 normas para estar em conformidade com o Fisco.

Então, não é à toa que as empresas têm dificuldade em seguir as regras fiscais e acabam pagando mais do que deveriam em tributos.

Felizmente, existe o processo de regularização tributária, que permite solicitar a compensação e restituição de impostos à Receita, desde que existam créditos nas declarações da empresa. 

Regularização tributária no setor previdenciário

O setor previdenciário é um dos mais críticos para a regularização tributária — e também um dos que mais apresenta divergências nas análises.

Qualquer erro no recolhimento de contribuições previdenciárias pode onerar seu negócio de forma significativa e impactar seu caixa.

Os problemas mais comuns na área são débitos previdenciários, autuações fiscais, problemas com a Certidão Negativa de Débitos (CND), aumento da carga tributária e riscos trabalhistas, além do próprio risco de não estar em compliance com o Fisco.

Para identificar possíveis valores pagos a maior e créditos passíveis de compensação, é preciso fazer uma análise completa da sua folha de pagamento e declarações dos últimos 5 anos (prazo prescricional).

Com essa estratégia, sua empresa consegue gerar caixa a partir da compensação ou restituição de créditos e melhorar a saúde financeira.

Dessa forma, a regularização tributária permite corrigir erros que custam muito caro aos negócios — e são causados pela própria complexidade e burocracia do sistema.

Método De Ponto a Ponto: a fórmula da regularização tributária

Agora que você está por dentro da regularização tributária, fica mais fácil entender como a AG Capital regulariza suas declarações, promove o mapeamento de oportunidades e a consequente recuperação de créditos previdenciários.

Nós somos especialistas nessa área tão específica e desafiadora que é a tributação previdenciária sobre a folha de pagamento.

Para ajudar nossos clientes a identificar oportunidades e regularizar sua situação, utilizamos um método exclusivo chamado “De Ponto a Ponto”. 

Confira o passo a passo e entenda como funciona o processo:

1. NDA e documentação inicial

Assim que o cliente chega até a AG Capital, o primeiro passo é o envio de uma documentação preliminar para uma análise inicial.

Para garantir a confidencialidade do processo e a proteção das informações do seu negócio, assinamos um NDA (Non Disclosure Agreement, ou acordo de não divulgação).

Com poucos documentos, já conseguimos analisar as declarações dos últimos 5 anos e verificar se há crédito a recuperar e questões a serem trabalhadas na folha de pagamento.

E claro: não cobramos nada nessa primeira etapa, e entregamos os resultados da análise o mais rápido possível.  

2. RTI (Relatório Técnico Inicial) 

Após a análise da documentação preliminar, nossa equipe de analistas tributários experientes elabora um Relatório Técnico Inicial (RTI).

Esse documento será apresentado a você com todas as oportunidades e divergências encontradas (incluindo créditos e débitos). 

Já adiantamos que é muito mais comum a existência de créditos a recuperar, caso você tenha receio.

3. Assinatura de contrato e início do trabalho

Se você gostar do que viu no RTI, a próxima etapa é assinar o contrato com a AG Capital e enviar o restante da documentação necessária.

A partir desse momento, a equipe começa a trabalhar na revisão completa de tudo que está divergente e incorreto nas suas declarações. 

Devido ao contexto de pandemia, essa análise está sendo feita de forma 100% remota, mas em condições normais pode ser realizada na sua empresa. 

4. Apresentação de resultados e apuração final

Após a análise, fazemos a apuração final e apresentamos os resultados, mostrando os valores que a empresa tem a recuperar e liquidar.

Lembrando que você irá receber relatórios periódicos durante todo o processo, para aumentar a transparência da relação. 

5. Regularização junto à Receita Federal

Se você aprovar a análise da AG Capital, partimos para a parte operacional.

Basicamente, vamos fazer a regularização na Receita Federal para elevar compliance e entregar fluxo de caixa no aproveitamento das oportunidades mapeadas.

Vale ressaltar que já tivemos mais de 2.500 casos em compensações previdenciárias bem-sucedidas. 

6. Validação de cronograma de regularização

Na próxima etapa, você deverá validar o cronograma de regularização e escolher como deseja recuperar os créditos previdenciários.

Por exemplo, é possível dividir o crédito em 10 vezes nos recolhimentos do eSocial ou receber tudo de uma vez só — dependendo do valor da sua guia de INSS mensal. 

7. Acompanhamento e compensações

Com o cronograma validado, a AG Capital acompanha de perto toda a recuperação de créditos ou regularização de débitos por meio de compensações na DCTFWeb e/ou solicitações de PER/DCOMP.

Em respeito aos clientes, o pagamento pelos serviços é realizado somente na compensação de créditos na modalidade “success fee”, em que a empresa ganha uma porcentagem do valor recuperado. 

O papel da tecnologia na regularização tributária

O segredo da eficiência e agilidade do Método Ponto a Ponto está na tecnologia.

Na AG Capital, nós utilizamos o software ATHENATM para automatizar a leitura da documentação e a identificação dos valores pagos a maior, tornando o processo muito mais rápido e preciso.

Com recursos de inteligência artificial, conseguimos agilizar todo o trabalho de regularização tributária e poupar tempo do seu Departamento Pessoal. 

Assim, você só precisa enviar os documentos e deixar o resto com nossos algoritmos e profissionais qualificados. 

Como garantir a segurança na regularização tributária 

Segurança é uma preocupação central na regularização tributária, tanto do ponto de vista da proteção de dados quanto do compliance.

Por isso, nosso Método De Ponto a Ponto é 100% fundamentado pelas normas da Receita Federal e garantimos a conformidade com as diretrizes da LGPD durante todo o processo.

Além disso, concedemos uma garantia válida por 5 anos a partir da compensação dos créditos caso aconteça qualquer erro, omissão ou indagação da Receita. Contando ainda com seguro da AON e Berkley.  

Essa proteção garante que você não terá qualquer problema com o Fisco e continuará com sua CND intacta, além de assegurar o compliance previdenciário.

E agora, se sente mais seguro para fazer sua regularização tributária?Então, fale com a gente para começar seu processo de revisão tributária o quanto antes e fazer valer seus direitos.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

ATUALIZE-SE!

A cada dia novas normas tributárias são divulgadas. 
Preencha seus dados abaixo e receba
atualizações e oportunidades para sua empresa 

Ao enviar o formulário, você aceita receber emails semanais com atualizações Jurídicas e/ou Ofertas da AG Capital e concorda com a nossa Política de Privacidade.