TaxTech: o que é?

TaxTech: o que é?

24/04/23

TaxTech: conheça esse termo e como ele funciona

Você já ouviu falar em TaxTech? O termo vem do inglês tax (imposto) e tech (tecnologia), e se refere à uma forma moderna e muito mais eficiente de trabalhar no setor tributário.  

A evolução tecnológica afeta todas as áreas, e no mundo tributário isso não seria diferente. Gestores responsáveis pelo setor financeiro sabem o quanto é importante ter o controle das obrigações fiscais da empresa. 

Além de ser inevitável, pagar impostos também é uma das funções mais complexas do setor financeiro. Qualquer desalinhamento entre a legislação e os valores pagos pela empresa pode resultar em punições do órgão fiscalizador.  

Com o passar dos anos, com a modernização e implementação tecnológica nas organizações, os processos foram se aprimorando. Com isso, a redução de equívocos e a excelência nas ações evoluíram e continuam evoluindo exponencialmente.  

Sabe-se que acompanhar as mudanças na legislação exige um tempo que a sua empresa não pode desperdiçar, e é com base nisso que uma TaxTech atua, com o propósito de otimizar tempo e facilitar as etapas de uma empresa.  

O que faz uma TaxTech?

 O propósito de uma TaxTech é usar tecnologia a favor do setor tributário. É muito provável que as organizações que atuam nesse ramo estejam presas à processos manuais. Essa situação não apenas abre brechas para equívocos, como também onera muito tempo da sua equipe. 

Entendemos que uma das maiores dores dos CEOs é a quantidade de tempo gasto em processos, o que acaba prejudicando flow das empresas, e gastando mais dinheiro, prejudicando o fluxo de caixa.  

Assim, utilizar a tecnologia a favor da identificação de oportunidades tributárias previdenciárias sobre a folha de pagamento é também estar revolucionando o seu setor, tornando-a parte essencial, segura e eliminando possíveis equívocos do seu negócio. 

Uma TaxTech é responsável pela transformação tributária e pela otimização de processos

Transformação tributária: o desafio de uma TaxTech.

O sistema tributário brasileiro é complexo, e isso não é novidade para ninguém.  

Visto isso, a responsabilidade de uma TaxTech é ainda maior. Isso porque quanto menor os equívocos realizados sobre o cálculo de tributos, maior é o fluxo de caixa dos clientes. É esse fluxo que poderá garantir a maturidade e a prosperidade do seu negócio. 

Acesse nosso e-book sobre Tax Transfomation para entender um pouco mais sobre o assunto: 

Agora que você já sabe o que faz uma TaxTech, é hora de entender o que é preciso para realizar uma transformação tributária no seu negócio. Confira abaixo. 


 
 A cultura da sua empresa precisa andar lado a lado da inovação 

Neste século, estar inserido na tecnologia é essencial. Para isso, é necessário que a cultura da sua empresa esteja adequada às mudanças tecnológicas que compõem todos os setores. 

Dentro do mundo tributário, isso também é uma verdade. Utilizando tecnologia, o seu negócio é mais preciso em seus resultados, entrega-os em menor tempo e, muitas vezes, pode reduzir custos. Além disso, com tecnologia tributária você pode colocar todas as informações da empresa em um único lugar, criando uma base de dados sólida, que pode servir como fonte assertiva para tomada de decisões. 

Esteja a par de cada passo do seu negócio 

Você conhece as etapas necessárias da sua organização para fechar um negócio? O que é essencial que seja feito e o que complementa as ações? Quando se possui todos esses passos documentados e bem estruturados, você contribui para a assertividade dos seus processos. 

Uma TaxTech é capaz de cumprir suas obrigações de modo estratégico, tendo o guia necessário para ser data driven*. 

*dirigda por dados. 

Automatizar processos é essencial

Se parar de perder tempo é uma necessidade da sua organização, saiba que você não está sozinho. Grande parte das empresas sentem a mesma dor, e uma saída possível para saná-la é automatizar processos. 

E como você pode utilizar essa estratégia? 

  • Usando tecnologia proprietária; 
  • Integrando com sistemas governamentais, como o eSocial. 

Essa ação não só facilita suas demandas, como as torna ainda mais rápidas.  

Mas não se esqueça: por mais que você conte com automação, é preciso acompanhá-las, especialmente no início da sua jornada dessa nova estrutura. Isso porque facilitará a correção de divergências que, quando identificadas, podem ser advertidas e solucionadas.

O que esperar ao contratar uma TaxTech? 

Ao contratar os serviços de uma TaxTech, você soluciona os problemas fiscais da sua empresa. Nesse caso, você pode esperar diversos benefícios, e dois deles são principais; confira: 

  • Você irá pagar apenas o que realmente deve. 
    É comum empresas pagarem tributos a maior. Estima-se que de 9 a cada 10 empresas sofrem com essa situação. Uma TaxTech preocupa-se em fazer a revisão fiscal de modo assertivo e identificar todas as oportunidades tributárias para a sua empresa. Nesse caso, você pagará apenas o que lhe é devido, e recuperará valores garantidos por lei. 
  • A sua empresa evitará autuação do órgão fiscalizador. 
    Uma coisa é certa: se a sua emprega pagar impostos a menor, ela poderá ser autuada pelo órgão fiscalizador. Para evitar qualquer divergência governamental, uma empresa de revisão fiscal que utiliza tecnologia é a solução mais certeira.  

A AG é a primeira TaxTech do Brasil a atuar no setor tributário 

Ser a primeira TaxTech do Brasil é uma grande responsabilidade, e nós a cumprimos com efetividade. Entendemos que o setor tributário e a tecnologia precisam caminhar lado a lado, pois isso facilitamos o trabalho e contribuímos para a eliminação de divergências.  

Trabalhamos com a identificação de oportunidades tributárias previdenciárias, isto é, analisamos sua folha de pagamento com nosso método exclusivo, De Ponto a Ponto, e nela encontramos possíveis pagamentos a maior que são passíveis de recuperação. 

Essa recuperação de impostos é direito da sua empresa, e muitas organizações não sabem disso. Esse desconhecimento surge a partir da negligência de órgãos fiscalizadores na atuação de pagamentos a maior, notificando as empresas apenas em casos de valores a menor em tributos.  

O meio tributário no qual fazemos parte dificulta a compreensão do que deve ser realmente pago, e a AG é responsável por cumprir esse trabalho para o seu negócio.  

Faça um diagnóstico totalmente sem custo, disponibilizado por nós, para entender quais são as suas oportunidades tributárias, clicando aqui.

 

Voltar ao topo

Fazem parte do Grupo AG Capital:

  •  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Florianópolis, SC - Matriz

  • Av. Trompowsky, 354 
    9º andar
    Centro Executivo Ferreira Lima

  • Centro - CEP: 88015-300

  • +55 48 3028-1897

São Paulo, SP

  • Rua Luigi Galvani, 146
    Ed. Brasif
    3º Andar

  • Cidade Monções - CEP: 04575-020

  • +55 11 3164-3570

Rio de Janeiro, RJ

  • R. Visconde de Pirajá, 430
    Ed. Monte Scopus
    Grupo 901, 902 e 903

  • Ipanema - CEP: 22410-002

  • +55 21 3807-7225

Brasília, DF

  • SHIS QI 9
    Conjunto 6, Casa 13

  • Brasília - CEP: 70297-400

  • +55 61 3020-0999


2022 © Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade