• Home
  • Blog
  • CARF: Notícia sobre contribuição previdenciária para bolsas de estudo a dependentes de empregados

CARF: Notícia sobre contribuição previdenciária para bolsas de estudo a dependentes de empregados

CARF: Notícia sobre contribuição previdenciária para bolsas de estudo a dependentes de empregados

08/05/23

 

Confira a decisão da 2ª Turma da Câmara Superior do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) que manteve a cobrança de contribuição previdenciária sobre as bolsas de estudo pagas a dependentes de empregados. Apesar de uma mudança de entendimento em relação ao julgamento anterior, o CARF afirmou que a não incidência da contribuição passou a valer somente a partir da vigência da Lei 12.513/2011.

Saiba mais detalhes sobre o caso no artigo a seguir:

 

O que prevê a recente decisão para as empresas? 

O Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) manteve a cobrança de contribuição previdenciária sobre as bolsas de estudo pagas a dependentes de empregados. O julgamento ocorreu na 2ª Turma da Câmara Superior do CARF e por voto de qualidade, prevaleceu o entendimento de que a não incidência da contribuição passou a valer somente a partir da vigência da Lei 12.513/2011.

A decisão representa uma mudança de entendimento em relação à última vez em que o colegiado julgou o tema, em novembro do ano passado. Na ocasião, a turma afastou a tributação por seis votos a quatro. No entanto, desta vez, o resultado foi diferente, e a cobrança foi mantida.

A norma acresceu à lista das verbas que não integram o salário de contribuição, discriminadas na Lei 8.212/1991, os pagamentos para custear as bolsas de estudo para dependentes de funcionários. No caso concreto, os fatos geradores são de 2008, anteriores, portanto, à alteração legislativa.

Porém, é importante destacar que, mesmo com a mudança de entendimento do CARF, desde 2011 - ano de publicação da Lei 12.513 - a contribuição sobre os valores pagos a título de estudo são isentos de contribuição previdenciária. Portanto, todo período prescricional está assegurado.

A relatora do caso, Ana Cecília Lustosa da Cruz, entendeu que não incide contribuição previdenciária sobre as bolsas de estudo pagas a dependentes de empregados porque as verbas não têm característica salarial. Assim, Cruz negou provimento ao recurso da Fazenda Nacional. No entanto, o conselheiro Maurício Righetti abriu divergência, afirmando que passou a não incidir a contribuição apenas com o advento da Lei 12.513. Com o empate entre as posições, aplicou-se o voto de qualidade, para dar provimento ao recurso da Fazenda.

A decisão impacta diretamente as empresas que possuem dependentes de empregados estudando em instituições de ensino, pois terão que arcar com a contribuição previdenciária sobre as bolsas de estudo concedidas. É importante que as empresas fiquem atentas ao período prescricional e se adequem às novas regras para evitar possíveis sanções fiscais.

É importante ressaltar que a decisão do CARFfoi tomada considerando o período em que a bolsa de estudo foi concedida. Portanto, para determinar se há ou não incidência de contribuição previdenciária sobre bolsas de estudo, é necessário verificar se elas foram concedidas antes ou após a vigência da Lei 12.513/2011. No caso de bolsas de estudo concedidas antes dessa lei, pode haver a incidência da contribuição previdenciária, enquanto que no caso de bolsas concedidas após a vigência da lei, não deve haver essa incidência.

 

O que é a Lei  12.513/2011? 

A Lei 12.513/2011 entrou em vigor no dia 27 de outubro de 2011 e incluiu as bolsas de estudo para dependentes de funcionários na lista de verbas que não integram o salário de contribuição, discriminadas na Lei 8.212/1991. Essa alteração legislativa foi importante para estabelecer a não incidência da contribuição previdenciária sobre os valores pagos a título de estudo para dependentes de empregados, porém, segundo a decisão recente da 2ª Turma da Câmara Superior do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), essa não incidência passou a valer somente a partir da vigência da lei, ou seja, a partir de outubro de 2011.

O objetivo da Lei 12.513/2011 foi estimular a concessão de bolsas de estudo a dependentes de empregados, concedendo isenção da contribuição previdenciária sobre esses valores. Dessa forma, as empresas passaram a ter um incentivo para oferecer essa vantagem aos seus funcionários, o que pode contribuir para a melhoria da qualificação profissional e, consequentemente, para a produtividade e competitividade do país. A isenção da contribuição previdenciária sobre as bolsas de estudo é uma forma de incentivar a formação educacional e profissional dos dependentes dos trabalhadores, além de beneficiar as empresas que oferecem essa vantagem como parte de sua política de recursos humanos.

 

Como conseguir acompanhar as mudanças legislativas e evitar passivos ocultos?

O sistema tributário brasileiro é complexo, e isso não é novidade para ninguém.  

Visto isso, a responsabilidade das empresas em suas contribuições tributárias é ainda maior. Isso porque quanto menor os equívocos realizados sobre os cálculos, maior é o fluxo de caixa dos clientes. É esse fluxo que poderá garantir a maturidade e a prosperidade do seu negócio. 

Acesse nosso e-book sobre Tax Transfomation para entender um pouco mais sobre o assunto: 

 

A AG é a primeira TaxTech do Brasil a atuar no setor tributário 

Ser a primeira TaxTech do Brasil é uma grande responsabilidade, e nós a cumprimos com efetividade. Entendemos que o setor tributário e a tecnologia precisam caminhar lado a lado, pois isso facilitamos o trabalho e contribuímos para a eliminação de divergências.  

Ao contratar os serviços de uma TaxTech, você soluciona os problemas fiscais da sua empresa. Nesse caso, você pode esperar diversos benefícios, e dois deles são principais; confira: 

  • Você irá pagar apenas o que realmente deve. 
    É comum empresas pagarem tributos a maior. Estima-se que de 9 a cada 10 empresas sofrem com essa situação. Uma TaxTech preocupa-se em fazer a revisão fiscal de modo assertivo e identificar todas as oportunidades tributárias para a sua empresa. Nesse caso, você pagará apenas o que lhe é devido, e recuperará valores garantidos por lei. 
  • A sua empresa evitará autuação do órgão fiscalizador. 
    Uma coisa é certa: se a sua emprega pagar impostos a menor, ela poderá ser autuada pelo órgão fiscalizador. Para evitar qualquer divergência governamental, uma empresa de revisão fiscal que utiliza tecnologia é a solução mais certeira.  

Trabalhamos com a identificação de oportunidades tributárias previdenciárias, isto é, analisamos sua folha de pagamento com nosso método exclusivo, De Ponto a Ponto, e nela encontramos possíveis pagamentos a maior que são passíveis de recuperação. 

Essa recuperação de impostos é direito da sua empresa, e muitas organizações não sabem disso. Esse desconhecimento surge a partir da negligência de órgãos fiscalizadores na atuação de pagamentos a maior, notificando as empresas apenas em casos de valores a menor em tributos.  

O meio tributário no qual fazemos parte dificulta a compreensão do que deve ser realmente pago, e a AG é responsável por cumprir esse trabalho para o seu negócio.  

Faça um diagnóstico totalmente sem custo, disponibilizado por nós, para entender quais são as suas oportunidades tributárias, clicando aqui.

 
 
 
 
 
 
 
 
Voltar ao topo

Fazem parte do Grupo AG Capital:

  •  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Florianópolis, SC - Matriz

  • Av. Trompowsky, 354 
    9º andar
    Centro Executivo Ferreira Lima

  • Centro - CEP: 88015-300

  • +55 48 3028-1897

São Paulo, SP

  • Rua Luigi Galvani, 146
    Ed. Brasif
    3º Andar

  • Cidade Monções - CEP: 04575-020

  • +55 11 3164-3570

Rio de Janeiro, RJ

  • R. Visconde de Pirajá, 430
    Ed. Monte Scopus
    Grupo 901, 902 e 903

  • Ipanema - CEP: 22410-002

  • +55 21 3807-7225

Brasília, DF

  • SHIS QI 9
    Conjunto 6, Casa 13

  • Brasília - CEP: 70297-400

  • +55 61 3020-0999


2022 © Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade