• Home
  • Blog
  • Discussões sobre multa em compensação previdenciária

Discussões sobre multa em compensação previdenciária

Discussões sobre multa em compensação previdenciária

21/06/23

Quando uma empresa toma a decisão de se valer da compensação administrativa para recuperar valores que foram indevidamente recolhidos no passado a título de contribuição previdenciária, as autoridades fiscais responsáveis pela supervisão e controle desse processo dispõem de cinco anos para a homologação da referida compensação.

Durante esse período, as autoridades fiscais podem realizar todas as checagens necessárias para assegurar a legalidade e a correção do procedimento de compensação adotado pela empresa, o que pode envolver uma minuciosa análise da documentação apresentada, a realização de auditorias e outras atividades de fiscalização. As consequências em decorrência da não homologação de compensações previdenciárias sofreram algumas alterações recentes.

Antes da implementação do eSocial em meados de 2018, (...) a Receita Federal aplicava a multa de 150% com base no artigo 89, parágrafo 10, da Lei nº 8.212/1991. (...) No passado, a jurisprudência do CARF já havia se posicionado no sentido de que essa multa de 150% somente seria aplicável quando devidamente comprovada a conduta dolosa na falsidade da declaração, e que não haveria justificativa para que tal conduta dolosa por parte do contribuinte fosse presumida pelos auditores da Receita Federal.

Atualmente, contudo, a Câmara Superior do CARF possui entendimento majoritário no sentido de que, para a aplicação da multa isolada de 150%, prevista no artigo 89, parágrafo 10, da Lei nº 8.212/91, não há necessidade de imputação de dolo, fraude ou mesmo simulação à conduta do sujeito passivo para a caracterização da falsidade da compensação indevida, mostrando-se suficiente apenas a demonstração da utilização de créditos que supostamente não seriam líquidos e certos no entendimento da Receita Federal.

Nesse sentido, temos o recentemente publicado Acórdão 9202-010.519. (...) Ocorre que, em março de 2023, o Supremo Tribunal Federal (STF), apreciando o Tema 736 da repercussão geral (RE 796939), declarou a inconstitucionalidade da cobrança da multa isolada de 50% sobre o valor do débito objeto de declaração de compensação não homologada, prevista no parágrafo 17 do artigo 74 da Lei nº 9.430/1996.

O voto do relator, ministro Edson Fachin, foi acompanhado por unanimidade pelos demais ministros. Em síntese, o STF entendeu que a aplicação de multa isolada pela simples não homologação de declaração de compensação, sem que esteja configurada a má-fé, falsidade, dolo ou fraude, fere o direito fundamental de petição e o princípio da proporcionalidade.

Na prática, (i) essa multa isolada não poderá ser mais aplicada aos futuros pedidos de compensação não homologados (sem que esteja configurada a má-fé, falsidade, dolo ou fraude), bem como (ii) os contribuintes poderão agora requerer em seus casos individuais o cancelamento dessas multas isoladas já aplicadas.

O desfecho favorável desse leading case nos faz questionar se o mesmo raciocínio poderá ser aplicado para a multa prevista no artigo 89, parágrafo 10, da Lei 8.212/1991 (legislação específica previdenciária), em discussões que tenham origem em compensações previdenciária não homologadas antes da Lei nº 13.670/2018.(...) Sendo assim, com relação aos processos em curso, há bons argumentos para defender que a multa prevista no artigo 89, parágrafo 10, da Lei nº 8.212/1991 também deverá ser integralmente cancelada, especialmente naqueles casos em que essa penalidade foi cobrada com base em uma mera presunção de falsidade, má-fé, dolo ou fraude nas compensações previdenciárias.

Fonte: Valor Econômico 

Compliance previdenciário é com a AG 

compliance tributário é um dos maiores desafios dos gestores, pois não é nada fácil acompanhar as mudanças e atender às infinitas normas do nosso sistema complexo e burocrático. 

A situação fica ainda mais crítica quando o assunto é compliance previdenciário, que envolve os impostos sobre a folha de pagamento.  

Felizmente, você pode contar com os serviços da AG para regularizar seus tributos e encontrar oportunidades de recuperação de crédito na sua folha de forma segura. 

É isto mesmo: além de ficar em dia com o Fisco, você ainda pode gerar caixa a partir da regularização tributária 

Nossa solução de compliance garante que você recolha seus tributos corretamente e busque a compensação de valores pagos a maior e indevidamente — tudo 100% dentro das normas da Receita Federal. 

Com nosso exclusivo Método de Ponto a Ponto e tecnologia previdenciária que usa a inteligência artificial nas revisões documentais, já conseguimos recuperar R$ 6 bilhões em créditos previdenciários para nossos clientes. 

Então, dê o próximo passo para regularizar seu negócio e identifique suas oportunidades tributárias clicando aqui

Voltar ao topo

Fazem parte do Grupo AG Capital:

  •  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Florianópolis, SC - Matriz

  • Av. Trompowsky, 354 
    9º andar
    Centro Executivo Ferreira Lima

  • Centro - CEP: 88015-300

  • +55 48 3028-1897

São Paulo, SP

  • Rua Luigi Galvani, 146
    Ed. Brasif
    3º Andar

  • Cidade Monções - CEP: 04575-020

  • +55 11 3164-3570

Rio de Janeiro, RJ

  • R. Visconde de Pirajá, 430
    Ed. Monte Scopus
    Grupo 901, 902 e 903

  • Ipanema - CEP: 22410-002

  • +55 21 3807-7225

Brasília, DF

  • SHIS QI 9
    Conjunto 6, Casa 13

  • Brasília - CEP: 70297-400

  • +55 61 3020-0999


2022 © Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade