A recuperação de tributos é um direito de toda empresa que pode reduzir consideravelmente seus custos tributários.
Toda vez que você recolhe valores indevidamente ou a maior para o Fisco, pode realizar o abatimento desses créditos em suas próximas guias de recolhimento ou com outros tributos, sendo possível gerar caixa para o seu negócio.
No entanto, existem dois caminhos para isso: a via administrativa e a via judicial.
Neste artigo, vamos entender qual das duas estratégias é melhor para ter uma recuperação tributária eficiente.
Siga a leitura e pare de pagar mais impostos do que deveria.
Antes de discutir as possibilidades da recuperação de tributos, precisamos entender o que significa esse procedimento.
Basicamente, trata-se da compensação ou restituição de valores pagos a maior ou indevidamente no recolhimento dos impostos, taxas e contribuições devidos pelas pessoas jurídicas no país.
Hoje, se contabilizarmos todas as obrigações federais, estaduais e municipais, chegamos a um número aproximado de 92 tributos devidos pelas empresas brasileiras.
Cada um desses tributos deve ser apurado, calculado sobre uma base a partir de uma alíquota e recolhido pela organização dentro do prazo determinado pelo Fisco.
No entanto, como o sistema tributário brasileiro é extremamente complexo e possui uma infinidade de normas em constantes mudanças, não é raro que as empresas cometam erros nos cálculos e acabem pagando valores acima do devido ou tributos que nem deveriam ter sido recolhidos.
Logo, todo imposto pago a maior ou indevidamente por uma empresa deve ser contabilizado como um crédito tributário, que pode ser usado para compensar outros tributos ou gerar caixa para a organização.
Portanto, a recuperação de tributos nada mais é do que o retorno desses valores tributários à empresa, que pode ser conquistado por meio de um processo administrativo ou judicial.
Quando uma empresa busca a recuperação de tributos, ela tem dois caminhos: o administrativo e o judicial.
Conheça as características de cada um a seguir.
A recuperação tributária pela via administrativa é uma relação jurídica bilateral que pode ser proposta pela empresa interessada ou pela própria administração tributária.
Esse processo também é chamado de ação fiscal e é movido por meio das instâncias disponibilizadas pelo próprio Fisco, normalmente por iniciativa do contribuinte.
De modo geral, a via administrativa é a forma mais rápida e prática de resolver uma divergência tributária, uma vez que a situação é solucionada no âmbito da justiça fiscal e as partes enfrentam menos burocracia do que nos tribunais.
A recuperação de tributos via judicial é um caminho mais burocrático que o contribuinte pode tomar para recuperar valores pagos a maior ou indevidamente ao Fisco.
Nesse caso, a empresa move uma ação judicial contra o Fisco questionando a legalidade da cobrança e exigindo os créditos tributários aos quais julga ter direito.
Assim, o contribuinte terá direito a ampla defesa, com a possibilidade de apresentar documentos e solicitar providências ao judiciário para provar a veracidade dos fatos.
O processo tem custos mais altos e pode ser bem mais demorado, sem garantia de deferimento da solicitação do contribuinte.
Como vimos, a recuperação tributária administrativa é um caminho mais prático para recuperar valores pagos a maior ou indevidamente pelas empresas.
Em vez de envolver os tribunais, a ação passa somente pelas esferas administrativas do Fisco e tende a ter uma resolução mais rápida e alinhada às decisões prévias.
Mas, para que essa via seja eficiente, a empresa precisa fazer a apuração dos créditos e débitos corretamente.
Isso porque, se forem apresentados dados incorretos, a solicitação será indeferida e a empresa ainda sofrerá riscos de penalidades.
Por isso, a melhor estratégia é contar com apoio profissional para fazer sua regularização tributária e recuperar seus créditos.
Se você quer recuperar tributos com um processo rápido, eficiente e seguro, a AG tem a melhor solução do mercado.
Somos uma empresa especializada em encontrar oportunidades tributárias na sua folha de pagamento por meio de tecnologia avançada e o exclusivo Método de Ponto a Ponto.
Nossa via preferencial é a administrativa, na qual temos vasta experiência com mais de 8.800 clientes atendidos e mais de R$ 6,2 bilhões recuperados em créditos tributários.
E você pode ficar tranquilo, pois todo o processo é embasado pelas normas da Receita Federal e regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), com garantia de confidencialidade.
E agora, ficou claro o que é recuperação de tributos e como escolher entre via administrativa e judicial?
Então, o próximo passo é entrar em contato com a AG e solicitar um diagnóstico sem custo para recuperar créditos na sua empresa.
Fazem parte do Grupo AG Capital:
Florianópolis, SC - Matriz
Av. Trompowsky, 354
7º e 9º andar
Centro Executivo Ferreira Lima
Centro - CEP: 88015-300
+55 48 3028-1897
São Paulo, SP
Rua Luigi Galvani, 146
Ed. Brasif
3º Andar
Cidade Monções - CEP: 04575-020
+55 11 3164-3570
Rio de Janeiro, RJ
R. Visconde de Pirajá, 430
Ed. Monte Scopus
Grupo 901, 902 e 903
Ipanema - CEP: 22410-002
+55 21 3807-7225
Brasília, DF
SHIS QI 9
Conjunto 6, Casa 13
Brasília - CEP: 70297-400
+55 61 3020-0999
Recife, PE
Av. República do Líbano, 256. Riomar Trade Center - Torre 5 - Sala 404/406
Pina - CEP: 51110-160
Salvador, BA
Av. Trancedo Neves, 2539. Edifício CEO, Sala 2709 e 2710 - Torre Nova Iorque
Caminho Das Árvores - CEP: 41820-021
Jundiaí, SP
Rua Rangel Pestana, 533. 7º andar, sala 7.
Centro - CEP: 13201-903
Manaus, AM
Av. Umberto Calderaro, 1169.
Centro Comercial Blanco Mall
Adrianópolis - CEP: 69057-021
2022 © Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade