Open Innovation, no português, Inovação aberta, representa uma nova forma de negócios.
Você concorda que, em conjunto de esforços, uma empresa pode crescer ainda mais?
E mais do que isso, em um mundo onde a competitividade empresarial é acirrada, o Open Innovation pode contribuir muito para o sucesso da sua empresa?
É pensando nisso que hoje falaremos sobre essa mudança incrível e sustentável das companhias; confira.
O termo foi desenvolvido pelo economista Charles Chesbrough, em 2003. Chesbrough é economista, professor e diretor executivo do Centro de Inovação Aberta de Berkeley, Califórnia. Além disso, também atuou como chairman do Centro de Open Innovation Brasil.
Segundo ele, essa designação traz a ideia de que o conhecimento obtido deve ser expandido entre as empresas. As organizações que adotam esse conceito acreditam que compartilhar tudo que é de propriedade intelectual é acreditar que, em conjunto, aprendemos mais.
Além disso, apostar que as soluções surgem a partir do momento que se pensa em conjunto faz parte da cultura dessas empresas. Nelas, criam-se um ambiente estimulador que envolve todos os colaboradores, e corrobora para o pensamento criativo natural, tanto dentro da companhia, quanto fora dela.
E qual é o intuito de tudo isso? Por que essa condição pode garantir resultados para a empresa? Bom, todos sabemos que nada se faz sozinho. Somos uma soma de experiências, sugestões e parcerias que realizamos e mantemos em nossa vida.
Se isso é uma verdade, por que isso não se aplicaria também no ambiente corporativo? O relacionamento corporativo é como qualquer outro relacionamento que temos nos outros setores da nossa vida: é preciso crescer junto. Quando uma parte está desalinhada, toda a base que seria sólida, torna-se inconsistente.
No Brasil, essa forma de trabalhar vem criando espaço desde 2016. Um dos benefícios das empresas é se unir à outras que, no futuro, poderiam ser concorrentes.
Crescendo juntas e sendo aliadas, agrega-se valor ao serviço prestado por elas ou ao produto desenvolvido. Além disso, há a troca de experiências entre os parceiros, de tecnologias utilizadas e de processos.
É pensando nisso que o Grupo AG Capital trabalha com um software próprio, que beneficia nossa empresa e nossos parceiros, otimizando o serviço e evitando equívocos de maneira assertiva e original.
Um outro ponto positivo desse modelo é a rentabilidade para ambos os negócios. Quando se tem um bom programa de inovação, gera-se lucros e novas ideias. Essa condição produz resultados que chegam até o consumidor final, aumentando a visão positiva da sua empresa.
Além disso, um bom modelo de negócio também é combustível para o trabalho do colaborador, pois um ambiente que gera resultados e valoriza parcerias, também valoriza o desenvolvimento do funcionário através do sentimento de coletividade.
Viu como essa modalidade pode auxiliar a sua empresa a crescer? Agora é hora de saber como implementá-la. Confira abaixo:
Quem compartilha, cresce! Isso é uma verdade para inúmeros âmbitos da nossa vida, e em nosso trabalho não seria diferente.
Um conceito muito importante dentro do Open Innovation é o Programa de ideias. Ele é ótimo para auxiliar no crescimento de negócios que estão começando ou a solidificar e alavancar negócios já consolidados.
Como parte desse programa, conquistam-se parceiros, que podem ser tanto internos da empresa quanto surgir a partir de um networking.
O Open Innovation é muito utilizado por startups, mas nada impede que uma empresa tradicional o adote. É claro que, para uma empresa tradicional adotar esse modelo, muito da mentalidade dos gestores precisa ser trabalhada.
Se você trabalha em uma empresa tradicional, ou se você é gestor de uma, você está atento(a) às mudanças do mercado? Você acompanha a evolução do seu setor e das estratégias para que ele esteja sempre à frente da concorrência?
Para além desses questionamentos, é interessante que a sua empresa também possua um método de governança corporativa. Uma empresa que possui métodos pré-definidos e leva a sério seus valores, também tende a levar essas características a seus parceiros.
Dessa maneira, a empresa não cresce somente em números, mas também em atitudes que beneficiam a todos.
O Grupo AG Capital e suas empresas, como a AG, trabalha com parcerias. É por meio delas que encontramos uma maneira de crescer ainda mais, aprimorar nossos métodos e monetizar valores aos nossos parceiros sobre nossos lucros.
Assim, todo mundo sai ganhando e disseminando um trabalho que envolve tecnologia de ponta e equipes de especialistas experientes para inovar o mercado.
Você gostaria de ser um parceiro do Grupo AG Capital? Então clique aqui e confira todas as suas possibilidades hoje mesmo.
Conte com o Grupo AG Capital para inovar a sua empresa e alavancarmos juntos em nosso mercado!
Fazem parte do Grupo AG Capital:
Florianópolis, SC - Matriz
Av. Trompowsky, 354
7º e 9º andar
Centro Executivo Ferreira Lima
Centro - CEP: 88015-300
+55 48 3028-1897
São Paulo, SP
Rua Luigi Galvani, 146
Ed. Brasif
3º Andar
Cidade Monções - CEP: 04575-020
+55 11 3164-3570
Rio de Janeiro, RJ
R. Visconde de Pirajá, 430
Ed. Monte Scopus
Grupo 901, 902 e 903
Ipanema - CEP: 22410-002
+55 21 3807-7225
Brasília, DF
SHIS QI 9
Conjunto 6, Casa 13
Brasília - CEP: 70297-400
+55 61 3020-0999
Recife, PE
Av. República do Líbano, 256. Riomar Trade Center - Torre 5 - Sala 404/406
Pina - CEP: 51110-160
Salvador, BA
Av. Trancedo Neves, 2539. Edifício CEO, Sala 2709 e 2710 - Torre Nova Iorque
Caminho Das Árvores - CEP: 41820-021
+55 71 3564-2690
Jundiaí, SP
Rua Rangel Pestana, 533. 7º andar, sala 7.
Centro - CEP: 13201-903
Manaus, AM
Av. Umberto Calderaro, 1169.
Centro Comercial Blanco Mall
Adrianópolis - CEP: 69057-021
2022 © Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade